quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Omelete de urtigas

Elas têm muito má fama e são tidas pela maioria como "erva daninha". No entanto, já desde a Idade Média que são utilizadas na culinária escocesa e aquele seu famoso defeito: Ui que picam! é insignificante face às suas propriedades benéficas.
As folhas das urtigas têm um elevado teor de clorofila e ferro, benéficos para o nosso sangue, sendo anti-anémicas,diuréticas e desintoxicantes do organismo.

Felizmente, com a descida da temperatura e  o aumento da humidade, as urtigas renasceram e  hoje apanhei um molho para fazer esta omelete.


Cortei a parte inferior dos caules e mergulhei-as 2 min. em água quente (deixam logo de picar!). Frigi-as num pouco de azeite e por cima verti a mistura de ovos batidos com pão esfarelado. Fritei de ambos os lados e em pouco tempo o jantar ficou pronto!

Podem usar-se tal qual como os espinafres, cozem muito rapidamente e são grátis! Tenha apenas cuidado com o asseio da zona onde crescem.
Uma vez contei a alguém que as usava na sopa e prontamente comentaram que era "comida  de bruxa"...portanto use e abuse das urtigas, mas conte com o preconceito!