segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fazendo...

No fim de semana comecei a terceira mantinha de Verão feita em retalhos.
É que a Páscoa está à porta e há que pôr mãos à obra, pois não gosto de falhar!
Então e como aqui também prometi, passo a mostrar o processo que sigo para a  sua confecção.

O primeiro que há a fazer é escolher os tecidos a empregar.


Desta vez optei apenas por dois tons, com motivos miudinhos.

Este é, a meu ver, o único momento que requer inspiração em todo o processo...há que conseguir visualizar mentalmente como conjugam as cores escolhidas na peça depois de pronta... é fazer um pouco de futurologia!
Por vezes faço várias tentativas de coordenações de tons, noutras (como aconteceu na primeira manta) olho para a minha vitrine dos tecidos, e tiro os certos logo à primeira!

Daqui em diante, e tal como em todos os trabalhos criativos, a peça evolui mediante esforço e concentração na tarefa!  É que por mais bonitas que sejam, todas as peças são o resultado de 95% de trabalho e 5% de inspiração!


A primeira fase do trabalho em si, consiste em cortar os retalhinhos. Eu uso tábua, régua de corte e cortador rotativo. Dão uma grande rentabilidade a esta tarefa.

Cortei 40 quadradinhos de cada tecido, cosi-os a par e cortei-os ao meio. Resultaram assim.


Depois "monta-se o puzzle". É que estes quadradinhos permitem criar diferentes efeitos, portanto há que dispô-los num padrão do nosso agrado.
Desta vez decidi construir quadrados maiores, e por agora é o que estou a fazer: a costurar na máquina os quadrados grandes...



...e mais não há...por  enquanto!...