segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Receitas de coentrada

No início de Agosto, publiquei um post que explicava como fazer piso de coentros. Na altura prometi divulgar algumas receitas que fizessem uso desse preparado de azeite, alho, sal e coentros, e portanto é esse o "prato do dia" para hoje.

Salada de Ovas

Às batatas e ovas cozidas, cortadas aos bocados e temperadas com um fio de azeite e cebola picada, junta-se uma ou duas colheres de sopa de piso de coentros. Envolve-se bem para absorver os sabores.


Esta primeira é uma sugestão minha; as duas que se seguem são retiradas do livro "...Com Poejos e Outras Ervas"  do Professor A. M. Galopim de Carvalho, publicado pela Editora Âncora, rico em saberes e sabores alentejanos e na minha opinião, um must para quem se interessa por esta região do país.

Pastelão de Coentrada

Bata os ovos com uma golada de leite e misture miolo de pão desfeito. Adicione uma colher de piso de coentros e mexa. Dê acabamento ao pastelão na frigideira com um pouco de azeite, em lume brando.

Arroz de Pescada de Coentrada

Coza a pescada em pouca água (para concentrar o gosto do peixe) com uma cebola partida em quatro. Depois de cozida, tire a pele e as espinhas à pescada e reserve em recipiente fechado para não secar.
Acerte a quantidade da água em que cozeu a pescada para o arroz (...acrescentei uns cubos de cenoura). Com a varinha, faça um batido com um ovo, um fio de azeite e uma colher de sopa de piso de coentros.
Quando o arroz estiver pronto, verta-lhe o batido e mexa bem para misturar. Junte a pescada em lascas grandes e sirva quente.



Eis uma forma mais atraente e na mesma fácil, de consumir peixe cozido!
Experimentada e aprovada!!