sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Há obra feita!

(Otília, a dar os últimos retoques na última das várias letras que pintou)

Foi no Centro Cultural de Vaiamonte (uma freguesia do concelho de Monforte), que durante três semanas nos encontrámos -eu e mais nove senhoras-  para aprender a pintar de azulejos.
O curso terminou oficialmente hoje e houve inclusivé lugar a festa de encerramento com um delicioso buffet...Sim, porque estas senhoras também são dotadas para a culinária e  porque fazia todo o sentido comemorar estes serões de Verão  passados juntos!
Eram cerca de três horas roubadas ao fim de cada dia, em que os maridos tiveram que orientar o jantar e olhar pelos pequenotes, mas que valeram o esforço. Se assim não fosse,  ao nos aproximarmos do fim,  não se teria ouvido naquela sala : Mas porque é que não há mais? ou  Eu gostava tanto que isto continuasse...
Bem, mas  todas aprendemos as técnicas básicas e encontramo-nos aptas a pintar autonomamente os nossos azulejos.
O mérito vai para o empenho e gosto com que vi cada colega trabalhar e para as formadoras da Biblioteca de Monforte, que sem pretensiosismos e cheias de boa-vontade partilharam connosco o que sabiam.

Constatei que as pessoas gostam mesmo de aprender e que ficam felizes em conseguir criar algo a partir das suas próprias mãos! ... Portanto, caras colegas,o que desejo é que no dia-a-dia encontremos tempo para continuar a pintar e que nos venhamos a encontrar em futuras iniciativas do género!

(As fotos abaixo são apenas uma ínfima parte dos azulejos que  as minhas colegas pintaram; uns eram de linha mais clássica, outros remetiam para o imaginário infantil  e outros retratavam a vida alentejana.... Mostro os meus para a próxima.)