terça-feira, 15 de março de 2011

Casa de Cabeço de Vide - o quarto

Meto a chave à porta e abro-a. Subo meia dúzia de degraus de pedra com o espelho caiado e, ao cimo arredo a cortina de renda para o lado. É aqui o quarto.

Cá dentro, a meio, se esticarmos o braço conseguimos tocar os barrotes de madeira inclinados do tecto que me transmitem uma sensação de aconchego...como se esta fosse uma casa de madeira isolada a meio de uma montanha nevada...
Mas não é. No Verão é abrasada pelo calor alentejano, porém as paredes grossas de pedra oferecem uma boa resistência, aliada ao (pouco estético) air condicioned que as exigências da vida moderna já raramente dispensam.


Recuperado com esmero pela Dona Augustinha, a proprietária original, o mobiliário é simples. Duas camas de ferro -de casal e individual-, um baú, duas mesas e duas cadeiras. De uma reentrância na parede fez-se espaço para arrumar roupa e bagagem e de diversos retalhos fiz este conjunto de almofadas e o coração decorativo...


À excepção da colcha da cama de casal, costurada pela Dona Augustinha, numa bela chita de Alcobaça verde e rosa que determinou os tons do quarto, o resto dos adereços foram feitos por mim. Por tentativa e erro, lá foram surgindo naperons, cortinas e almofadas que, aliados à convivência harmoniosa, transformaram a casa num lar para quem aqui queira passar fins de semana ou curtas temporadas!



Informações e reservas através de diasascores.heartmade@gmail.com