sábado, 1 de outubro de 2011

A Árvore

Depois de pintar os azulejos individuais que já aqui mostrei, decidi arriscar um pouco mais e fazer um pequeno painel de quatro azulejos com um desenho original, experimentando uma técnica diferente da primeira.
O primeiro passo foi desenhar a árvore. No primeiro esboço as folhas saíram muito pequeninas e desproporcionadas em relação ao tronco; apagueia-as e voltei a desenhá-las um pouco aumentadas. Ficou assim a versão final.


Passei então o desenho para papel vegetal e de seguida, vinquei-o nos azulejos usando um lápis de carvão comum. Depois havia que pintar de verde a totalidade os azulejos. Assim fiz. A tinta ficou a secar até ao dia seguinte, altura em que, com um pauzinho afiado (daqueles das espetadas), retirei a tinta dos traços anteriormente marcados. É deste modo que se consegue destacar o desenho do fundo verde.


Assinado e datado, o painel foi à mufla-um forno próprio para cozer azulejos e que ultrapassa os 3000º de temperatura-e pronto.


...E uma vez que por estes lados as árvores são o dominante no cenário, vamos colocá-lo no muro, junto ao portão da entrada!