Na altura fui numa excursão com várias dezenas de pessoas da vila onde morava. Recordo que havia um grande terreiro onde estacionavam os autocarros e era aí mesmo que se passava a noite, contorcido no assento da camioneta ou esticado numa manta cá fora ao relento, onde havia de tudo menos ambiente propício ao sono... Imagine-se milhares de pessoas folgadas, deitadas sob o céu estrelado alentejano!... O equivalente a querer adormecer uma centena de crianças na mesma sala!
FESTAS DE CAMPO MAIOR 1930 ( Foto retirada de moitas61flickr.com) |
Começam amanhã, dia 27, as Festas do Povo em Campo Maior e este ano vão até 4 de Setembro.
Para quem não conhece, e lê o "Dias às Cores" doutras partes do mundo, nomeadamente a partir do Brasil, passo o explicar o que são estas festas.
Campo Maior é uma vila no interior do país, muito próxima de Espanha, onde, por vontade das pessoas lá residentes, se decoram as ruas com flores de papel e outros objectos de cartão feitos à mão. Cada rua é engalanada pelos respectivos residentes, a troco de bastante trabalho, dedicação e tempo roubado a noites e serões que poderiam ser mais descansados.
Quem por lá se passear por esses dias, para além de se banquetear com mais de 100 ruas cheias de vida e cor, há-de encontrar as casas de portas abertas, bancos para se sentar e descansar e cântaros de água fresca para matar a sede de final de Verão.
As últimas Festas do Povo, como também são chamadas, decorreram em 2004. Sete anos depois repetem-se, porque o Povo assim o entendeu, e a estas, agora que vivo tão perto, não hei-de faltar!
(Foto retirada de moescor.blogspot.com) |
(Caso queira pernoitar pela zona - e porque nesta altura os alojamentos em Campo Maior estarão esgotados- fica a sugestão da nossa Casa de Cabeço de Vide, que poderá ver no arquivo de Março -do lado esquerdo do blog- e com algumas noites ainda disponíveis.)
Informações e reservas através de diasascores.heartmade@gmail.com