terça-feira, 24 de maio de 2011

Os beijos de Sócrates

Logo calhou no Sábado passado irmos até Évora para um jantar familiar.
Ao fim do dia o calor começava a amainar e estava agradável para passear no centro da cidade. Ficámo-nos porém pela Praça do Giraldo. É que lá, algo de pouco usual estava prestes a acontecer: o Primeiro Ministro português, José Sócrates chegaria a qualquer momento!
Movida pela curiosidade de ver o PM em carne e osso e como nunca tinha assistido a um comício político, deixámo-nos ficar...


Fiquei  especialmente interessada  no aparato dos media à volta de um comício; naquilo não se vê no ecrã da televisão.


Uma estrutura tipo "arena" fora erguida na praça e era lá dentro que, para além da gente de bandeira em punho, se concentravam camaramen, fotógrafos,técnicos de luz e som, jornalistas e repórteres.


Apesar do bulício e da agitação das massas, havia quem tivesse que se concentrar, filtrar o que ali se passava e traduzir em palavras o "sumo" do momento...Uma carreira que em tempos pensei abraçar, não me tivesse travado então, a ideia de que o jornalismo seria um mundo extremamente competitivo e desgastante e o preconceito (?) de que seria preciso saber "puxar o lustro" para se abrirem as portas certas...

Entre riscos e rabiscos,  de repente o barulho envolvente subiu de tom.
Sócrates acabava de chegar e dirigia-se a pé para o palco verde, seguindo pelo corredor dos fotógrafos -com os quais eu me tinha misturado.
Ele vinha aí e eu estava  mesmo no meio do seu caminho.
Ao chegar junto a mim, num instante achei que o devia cumprimentar e  cordialmente desejar-lhe "Felicidades!". (Afinal, esta tenciona ser uma campanha polida, ou não?!)
Estendi a mão... e ele achou que me devia dar dois beijinhos!
E deu!!!



Preferências partidárias à parte, não é todos os dias que se recebe dois beijinhos de um Chefe de Governo! :)