Pois bem, quando a anunciaram os tomateiros ainda estavam carregados, e se os frutos (sim, o tomate é um fruto!) lá ficassem, o gelo das madrugadas havia de os queimar.
Para o evitar, apressadamente fizemos a última colheita do ano na nossa horta.
Durante o Verão, em nossa casa havia tomate por todo o lado; houve muitas tardes em que o fogão esteve sempre aceso a fazer tomatada (que armazenámos para o resto do ano) e pela primeira vez, aventurei-me a fazer doce de tomate (a primeira série até ficou boa, mas a segunda, com o corte que dei no açucar, azedou depressa !)
Mas o Verão já lá vai há muito, o General Inverno está à porta, e agora em mãos tinha uns bons quilitos de tomate verde. A memória foi buscar o nome de um filme americano de 1991, "Fried Green Tomatoes" ( "Mulheres do Sul", em Português ). Então, e porque não experimentar fritar tomate verde?
Cortei os tomates às rodelas (espessura de um dedo), temperei com um pouco de sal e deixei num prato para escorrer alguma água. Não tirei nem pele, nem sementes. Passei por ovo e pão ralado e fritei 2 ou 3 minutos. Arrefeceu um pouco e... voilá!
Rico petisco, não?! ;)