domingo, 25 de setembro de 2011

Casa de Cabeço de Vide - A Sala


Na Primavera já aqui tinha mostrado a cozinha e o quarto da nossa casa no centro histórico de Cabeço de Vide. (Quem ainda não os viu pode espreitar no arquivo do blog, mês de Março.)
Entretanto, chegou o Verão, a "época baixa" aqui no interior do país, em que naturalmente se dá preferência a sítios onde se aviste o mar.
Mas eis-nos chegados ao Outono! A estação traz de novo mais visitantes e turistas à região, atraídos pelos castanhos, avermelhados e amarelos da paisagem, pelos passeios em balão de ar quente ou pelas provas de "todo o terreno" que decorrem no distrito de Portalegre.

Para potenciais interessados desta vez mostro a sala.
Mantivémos a lareira alentejana, as paredes caiadas, o louçeiro, o banco de madeira e o chão irregular forrado a pedra fria, mas fresca em dias quentes.


O que mudou? A velha lareira emoldura agora uma salamandra em ferro (mais funcional para curtas estadias); arranjámos espaço para um sofá individual; costurei três almofadas; avivei as ombreiras da porta e da janela, pintando duas cercaduras às flores; com sobras de textéis fiz dois quadros e no tear teci duas decorações de parede...tudo sem me afastar da tonalidade azul e esforçando-me por dar à divisão alguma harmonia e equilíbrio...Para que quem venha se sinta bem-vindo!


Para informações /reservas, por favor use o e-mail diasascores.heartmade.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Creme Hidratante de Camomila e Calêndula

(Continuação do post de 7 de Agosto 2011, que podem ler no arquivo, um pouco mais abaixo do lado esquerdo do blog)

(...)_ Acordem, acordem primas calêndulas! Ela vem aí e finalmente vai tirar-nos do frasco!
_ Hum? Ah...sim?! Até que enfim!!
_ Nós, as camomilas já acordámos há uma semana e temos estado todo o tempo à espera de sair daqui para fora...
_ ...então agora ela vai escorrer bem o óleo de amêndoas e lançar-nos de novo à terra, certo?
_ Certo, primas calêndulas. Vamos voltar à terra, passar lá o Inverno aconchegadinhas e renascer na Primavera!
_ Que boas notícias, primas camomilas!...Já estávamos com saudades do pó da terra e da chuva que não há-de tardar.
_ Também nós!...Então, despedimo-nos já até ao ano que vem. Voltaremos a ver-nos quando as nossas florinhas voltarem a despontar!...
_ Sim, adeus queridas primas! Já temos saudades vossas...

...o que nem as camomilas, nem as calêndulas sabem é que o óleo em que estiveram mergulhadas mais de um mês, ficou enriquecido, pois absorveu as propriedades benéficas para a pele existentes nestas duas plantas.
A esse óleo, depois de filtrado, juntei cera de abelha derretida, perfumei com duas gotas de óleo essencial de rosas e guardei nestes frasquinhos... Pensando bem, já nem me lembro da última vez em que comprei um creme de dia hidratante...

sábado, 17 de setembro de 2011

"P" de Par de Pegas


Guardo todos os retalhos com mais de 3/4 cm.
Passo-os a ferro, coloco-os em sacos transparentes, separados por cores, e assim ficam organizados dentro de uma gaveta na estante do atelier. Já aprendi que pedacitos de pano que parecem  não valer nada podem vir a fazer toda a diferença numa peça...
Desta vez escolhi os retalhos verdes e castanhos; agarrei num rolo de fita-cola e num carrinho de linhas e tracei as respectivas circunferências sobre eles. Recortei-as e cosi-as às redondelas grandes, entre as  quais  coloquei tecido turco. Fiz uma presilha para cada uma e...  assim termina a história deste par de pegas que já está pendurado na cozinha a piscar o olho às panelas!




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"Cada um deve ter a sua horta para cuidar"

(Feijão em flor)

Os primeiros tempos em que Nelson Mandela esteve preso em Robben Island foram severos. O trabalho era esgotante e os guardas violentos. No entanto, no meio de inúmeras contrariedades, Mandela resolveu plantar uma horta. Teve que pedir licença às autoridades prisionais, foram consultados advogados e a burocracia arrastou-se. Por fim foi autorizado a criar a sua horta.
O terreno era seco, pedregoso e estéril e os guardas vigiavam-no enquanto cavava só com as mãos, até conseguir que lhe arranjassem algumas ferramentas. Enquanto outros presos jogavam às damas ou conversavam, Mandela cuidava da sua horta.


Plantou tomates, cebolas, malaguetas e espinafres e foi -lhe dada permissão para entregar esses vegetais na cozinha para enriquecer a parca dieta quotidiana.
Nas cartas que escrevia falava dos vegetais que cultivava como se estivesse a falar dos seus filhos. Falava das estações do ano, do estado do terreno e daquilo que colhia. Para Mandela, havia em Robben Island poucos motivos de prazer e a horta era como se fosse uma ilha só sua. Acalmava-lhe o espírito e distraía-o daquilo que se passava no exterior. Num universo sem privacidade e hostil para os seus anseios, a horta era um espaço de beleza e renovação.

(Flor da abóbora)

Na opinião de Mandela os homens podem ser cultivados como as plantas e cada qual deve ter a sua própria horta, o que não significa desligarmo-nos da vida. Todos temos necessidade de qualquer coisa que nos afaste do mundo,  de uma tarefa agradável, que requeira concentração espiritual e nos dê satisfação...

Usando as palavras de Mandela, tem de descobrir a sua horta.

(Resumo do capítulo 15, com o mesmo nome, dum livro que terminei há pouco tempo.) Este




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quem lá mora

Cá estão, os primeiros azulejos que pintei! A ovelha foi o primeiríssimo!
As orientações das formadoras foram no sentido de começarmos por pintar apenas um azulejo. Escolheríamos um  (a simple one), entre os desenhos disponíveis no dossier das formadoras, a fim de nos familiarizarmos com o correr do pincel e com a diluição das tintas.
Quando deito mãos a algum projecto, se  há coisa que considero essencial à partida, é saber o destino/finalidade da peça: Em que é que um azulejo me pode ser útil?
Ao passar os olhos por este desenho patusco, prontamente me ocorreu a resposta: Para colocar à entrada do ovil!
Terminado o primeiro, não podia deixar de pintar também uma galinha e um pato-ganso: Para pôr ao lado da porta do galinheiro, claro!... Assim, à entrada de casa, vê-se logo quem  lá mora!





sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Há obra feita!

(Otília, a dar os últimos retoques na última das várias letras que pintou)

Foi no Centro Cultural de Vaiamonte (uma freguesia do concelho de Monforte), que durante três semanas nos encontrámos -eu e mais nove senhoras-  para aprender a pintar de azulejos.
O curso terminou oficialmente hoje e houve inclusivé lugar a festa de encerramento com um delicioso buffet...Sim, porque estas senhoras também são dotadas para a culinária e  porque fazia todo o sentido comemorar estes serões de Verão  passados juntos!
Eram cerca de três horas roubadas ao fim de cada dia, em que os maridos tiveram que orientar o jantar e olhar pelos pequenotes, mas que valeram o esforço. Se assim não fosse,  ao nos aproximarmos do fim,  não se teria ouvido naquela sala : Mas porque é que não há mais? ou  Eu gostava tanto que isto continuasse...
Bem, mas  todas aprendemos as técnicas básicas e encontramo-nos aptas a pintar autonomamente os nossos azulejos.
O mérito vai para o empenho e gosto com que vi cada colega trabalhar e para as formadoras da Biblioteca de Monforte, que sem pretensiosismos e cheias de boa-vontade partilharam connosco o que sabiam.

Constatei que as pessoas gostam mesmo de aprender e que ficam felizes em conseguir criar algo a partir das suas próprias mãos! ... Portanto, caras colegas,o que desejo é que no dia-a-dia encontremos tempo para continuar a pintar e que nos venhamos a encontrar em futuras iniciativas do género!

(As fotos abaixo são apenas uma ínfima parte dos azulejos que  as minhas colegas pintaram; uns eram de linha mais clássica, outros remetiam para o imaginário infantil  e outros retratavam a vida alentejana.... Mostro os meus para a próxima.)









segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Receitas de coentrada

No início de Agosto, publiquei um post que explicava como fazer piso de coentros. Na altura prometi divulgar algumas receitas que fizessem uso desse preparado de azeite, alho, sal e coentros, e portanto é esse o "prato do dia" para hoje.

Salada de Ovas

Às batatas e ovas cozidas, cortadas aos bocados e temperadas com um fio de azeite e cebola picada, junta-se uma ou duas colheres de sopa de piso de coentros. Envolve-se bem para absorver os sabores.


Esta primeira é uma sugestão minha; as duas que se seguem são retiradas do livro "...Com Poejos e Outras Ervas"  do Professor A. M. Galopim de Carvalho, publicado pela Editora Âncora, rico em saberes e sabores alentejanos e na minha opinião, um must para quem se interessa por esta região do país.

Pastelão de Coentrada

Bata os ovos com uma golada de leite e misture miolo de pão desfeito. Adicione uma colher de piso de coentros e mexa. Dê acabamento ao pastelão na frigideira com um pouco de azeite, em lume brando.

Arroz de Pescada de Coentrada

Coza a pescada em pouca água (para concentrar o gosto do peixe) com uma cebola partida em quatro. Depois de cozida, tire a pele e as espinhas à pescada e reserve em recipiente fechado para não secar.
Acerte a quantidade da água em que cozeu a pescada para o arroz (...acrescentei uns cubos de cenoura). Com a varinha, faça um batido com um ovo, um fio de azeite e uma colher de sopa de piso de coentros.
Quando o arroz estiver pronto, verta-lhe o batido e mexa bem para misturar. Junte a pescada em lascas grandes e sirva quente.



Eis uma forma mais atraente e na mesma fácil, de consumir peixe cozido!
Experimentada e aprovada!!


sábado, 3 de setembro de 2011

Campo Maior - Festas do Muito

Conforme previsto, no início da semana fomos até Campo Maior, às "Festas do Muito",digo eu, outro nome que acho que se podia dar às Festas do Povo.

Muitas flores de papel,
muita e de toda a gente,
muito trânsito,
muitos vendedores,
muita polícia,
muitos artesãos,
muitos autocarros,
muitas, muitas ruas engalanadas,
muitas geleiras,
muitos petiscos,
muitas tendas e caravanas,
muita cor,
muito Sol...

(... e a meio da semana muita chuva!)

Do muito que vi, deixo-vos algumas fotografias que tirei.
Muito bom fim de semana! :))