sábado, 30 de julho de 2011

Brincar


Outra estreia: bolas de pano!
Já há tempos que a ideia me atraía, porém o receio de as bolas não ficarem perfeitas nos topos, atrasou a empreitada. Finalmente, esta semana lá decidi arriscar e fiz a primeira. Como achei que ficou bem repeti mais três vezes, e o resultado foi este conjunto de quatro bolas de retalhos nas três cores primárias (amarelo, azul e vermelho) que são extremamente atractivas para os olhos dos mais pequenos.

As bolas são de tamanho aproximado de uma laranja, sendo duas um pouco maiorzinhas. Essas incluem ainda um estímulo acrescido: é que lá por dentro, bem no coração da bola, pus numa, uma caixinha com dois guizos e noutra, baguinhos de arroz, o que resultou em sons diferentes quando roladas ou agitadas!

Estas fi-las para o Marauzinho.É o primeiro brinquedo que lhe faço... pode ser que um dia, com os pais ou com os amigos, façam um campeonato de bowling, afinando a pontaria a umas garrafas de plástico! :))

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Marauzinho

(Foto de Anne Geddes)
Há mais de trinta anos que não tenho um bébé na família. Agora, esse último bébé, vai ter um e, às portas do Inverno, serei promovida a tia.
Outra singularidade é o sexo: masculino! Uma novidade para quem (à excepção do Pai) cresceu num mundo de saias... em que até o nosso cão era uma cadela!
Os pais poderão vir a dar-lhe o nome que bem entenderem, mas eu já o baptizei de Marauzinho, a partir do invulgar apelido do pai - José Marau - o 24-horas-bem-disposto Director da TV Marau, a quem, juntamente com a mãe, espera um novo desafio: o de educar uma criança num mundo com hábitos e rotinas  que por vezes vejo meio acinzentados...

Mas acima de tudo, fico feliz por esta vida a caminho, e todos os dias lhe envio o meu bem querer. Não só a ele, mas também a todos os outros do tamanho dum feijão-verde, a quem seja útil um embalo em jeito de oração!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Caiar


Faz-se na ponta dos dias. Pelo fresco da manhã, ou ao fim da tarde quando o calor acaba por ceder.
Mais prática, mais barata, mais rápida, ecológica e higiénica, a cal tem por cá e nos últimos anos, ganho território à tinta. Em jogo o perpetuar de uma tradição.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Apologia da Pizza

Ninguém aprenderá nada de novo se se disser que a pizza foi invenção dos Italianos. Foi a lição que ouvimos. Trata-se porém de uma fatia da história mais recente, pois as origens da pizza estão de facto, na civilização egípcia.
Algures há cerca de 6000 anos, inventou-se uma receita de massa, resultado da mistura de farinha e água, cozida num tijolo quente, que se comia por ocasião do aniversário do Faraó."Itália", em particular a cidade de Nápoles (que a desenhou redonda!), só aparece mais tarde, tendo sido determinante  no seu aperfeiçoamento e em no-la dar a conhecer.
De início, a pizza era comida como uma sanduíche e à massa eram apenas adicionados os ingredientes a que os mais pobres tinham acesso: azeite e ervas! O tomate e outros pequenos exotismos só surgem com  a descoberta das Américas.

Actualmente a pizza encontra-se carimbada de fast-food.
Discordo da classificação, pois pelo menos as pizzas caseiras - as que mais apreciamos- são de facto uma slow food... Passo a explicar todo o processo:

Massa (para 2 pessoas)

1,5 cháv. farinha  trigo (tipo 65) sem fermento
Meia chávena água amornada
1 colher sopa azeite
1 pitada de sal
Meia colher sopa fermento padeiro

Juntar o sal  e o azeite à farinha. Amornar a água e dissolver nela o fermento.
Amassar tudo rapidamente; é desnecessário perder muito tempo a trabalhar a massa.
Fazer uma bola, polvilhar com farinha e deixar a descansar (e a crescer!)  tapada, em local quente, pelo menos meia hora.

Entretanto, untar o tabuleiro com azeite e farinha e cortar os ingredientes para enriquecer e decorar a pizza.

Uma vez a massa pronta, estendê-la no tabuleiro e levá-la ao forno quente aproximadamente 5 minutos . Retirar e espalhar o molho de tomate (eu faço no Verão e congelo para o ano inteiro), o queijo e o que o gosto de cada um ditar.
Nesta usei cogumelos, azeitonas, pêssego e banana, muito oregãos e ao sair do forno, umas quantas folhas de manjericão fresco.
...Como vêem, de fast-food, nem sinais! :))

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Calças do Guilherme


Prontas. As últimas da série de cinco.
Nestas apostei numa inovação; como o padrão de ambos os lados é bastante simples e regular, optei por "puxar pelas calças" aplicando atrás umas tiras em patchwork.
De um lado, usei um esquema de "listas"...


... do outro, um esquema de quadrados.

Acho que o patchwork resultou num apontamento alegre e num atractivo visual da peça. Que acham?

Estas são para o Guilherme. Daqui a pouco vou entregá-las em mão ao Pai, que as levará até à zona da Guarda, onde vivem. Como sabem, a cidade da Guarda é conhecida por ser a cidade dos "F" - Fria, Forte e Farta- desta forma, faz sentido  desejar que o Guilherme fique Feliz e Formoso nas suas novas calçinhas!


Para encomendas e informações acerca deste tipo de calças reversíveis, queira contactar através de e-mail diasascores.heartmade@gmail.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Trabalhos de Casa...nas Férias


Com a antevisão de algumas semanas livres, há que aproveitar a disponibilidade e a perspectiva de bom tempo, para realizar algumas tarefas.
Assim sendo, já redigi a minha to-do list para estas férias e publicá-la compromete-me mais no seu cumprimento.


A Fazer... (Para além das costuras, dos cuidados com os animais e horta!)
  • Caiar o tanque de rega
  • Caiar o galinheiro
  • Fazer a limpeza anual do quarto
  • Fazer a limpeza anual da casa de banho
  • Organizar e arquivar a papelada do ano lectivo
  • Pintar aros  exteriores das janelas
  • Recuperar / lixar e pintar 3 ou 4 móveis
  • Re-organizar armários e prateleiras ( quarto e arrumos)


Haja saúde e vontade, porque trabalho por aqui não falta!... Aliás, estou convencida que, aliado ao Sonho e à Fé, é um dos motores que faz o mundo pular e avançar!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Calças do Manel

(Foto de cima - Frente das calças  / 2ª Foto - Parte de trás)

Seguiram hoje pelo correio. Destino final: Lisboa.
Estas são as calças para o Manel, a city baby boy com  quase 9 meses, que com a pressa de crescer já veste roupa para um ano de idade!
As fotos de cima mostram o lado extravagante destas calças, que viradas do "avesso" mudam de aspecto. Deixo-vos pois, com as fotos dessa faceta mais discreta... enquanto fico a matutar em novas ideias a aplicar neste género de calças reversíveis! ;)

( 3ª Foto - Frente das calças   /  4ª Foto - Parte de trás)

domingo, 10 de julho de 2011

Leituras de Verão

Lembro-me bem.
Foi há dois anos, numa tarde de Sábado que o Zé chegou a casa com meia dúzia de sacos cheios de compras, e dentro de um deles vinha um mimo para mim. O livro Caffè Amore de Nicky Pellegrino.
No livro nunca tinha reparado e da autora jamais tinha ouvido falar, mas logo que li o resumo da contracapa, suspeitei que a leitura seria do meu agrado...tanto que em duas semanas terminei!
Nesse  mesmo Verão descobri e li, da mesma autora,  A Noiva Italiana e A Filha do Pescador e no ano passado foi publicado Os Ingredientes do Amor, que me fez companhia durante as férias.

Nestes quatro romances Nicky Pellegrino revela uma escrita muito suave e feminina que gira em torno dos cheiros, emoções, sabores e cenários italianos...uma escrita com o mérito de ser muito saborosa, sem se tornar enjoativa e extremamente doce, sem se tornar melosa...digna de leituras à beira-mar!
(Entretanto,eu cá fico à espera do quinto...)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Calças do Filipe


O Filipe já é um bébé rapazote, com cerca de um ano e meio.
Por razões profissionais dos pais, deverá passar os seus primeiros anos no Alentejo, mas como a família tem origens nortenhas, de vez em quando  fazem viagens até ao Minho para matar saudades!
É provável que  este Verão, numa dessas viagens, o Filipe leve estas calçinhas vestidas e ao chegar ouvirá dizer:" Ena, como estás crescido!..."


Estas são calças simples - também com cós de elástico e botão, para acompanhar o desenvolvimento da criança- feitas em tecido de algodão ligeiramente encorpado.
Os moldes, tirei-os do livro Weekend Sewing de Heather Ross, uma norte-americana, estilista de roupa e  de tecidos, que neste livro apresenta projectos de costura para realizar aos... fins de semana!
Estas foram as primeiras calças que fiz segundo este modelo.
Já ia para lá de meio da empreitada quando começei a notar que alguma coisa estava mal, pois as calças não "caíam" bem...Enchi-me de paciência, desmanchei  o que tinha feito e recomeçei  tudo de raíz...após ter descoberto que os moldes do livro estavam mal identificados e a que parte da frente das pernas, afinal era a de trás!!


De qualquer forma, valeu a pena a minha insistência, porque para além de ficarem certinhas, também penso que acertei no padrão escolhido. Ora, digam lá que estas calças não combinam com T- shirts ou camisolas destas cores todas!!?

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cosmética Natural...

...é outra área que me encanta.
Foi acerca de 15 anos que despertei para este mundo e nessa minha descoberta, guiou-me este livro do meu Pai.


Na altura eram bastante mais escassas as publicações sobre o assunto e a Internet ainda não tinha chegado aos nossos quotidianos. Assim, para conseguir "confeccionar as receitas" deste guia, restou-me pôr os pés ao caminho e calcorrear as ruas da Baixa lisboeta e as farmácias mais conceituadas da zona, em busca de termómetros de laboratório, balanças analíticas, óleos essenciais e pós dos antigos...

De alguma experiência que fui acumulando, apresento-vos hoje uma receita simples de um tónico de limpeza facial para usar de manhã e à noite.
Tónico de Alecrim e Alfazema

O alecrim activa a circulação e limpa a pele em profundidade. A alfazema é um bom tónico para qualquer tipo de pele

Faça uma infusão de alguns pés destas plantas num pouco de água destilada (eu uso água da chuva que tenho armazenada).
Depois de ferver um a dois minutos, retire do lume, tape e deixe repousar umas horas. Quando esfriar, junte uma ou duas gotas de óleo essencial de alecrim ou alfazema.
O líquido deve ser coado e o frasco guardado na porta do frigorífico, uma vez que a validade  é curta (cerca de uma semana).
Embeba um disco de algodão nesta "poção mágica" e passe pelo rosto e pescoço... Como vê qualquer um pode fazer!

domingo, 3 de julho de 2011

Calças do Simão


(Uma das duas "versões" de trás das calças)


Eis as segundas calças.
Do mesmo modelo que as anteriores, estas calças vestem-se e mudam-se rapidamente. São de tamanho mais pequeno (0-3 meses), mas o cós -de elástico- e as dobras nas extremidades permitem ajustar-se ao crescimento do bébé. De igual modo, podem vestir-se de um lado ou do outro e os tecidos usados são 100% algodão.

De facto, o Simão não precisa delas. Onde está, não sente frio nem calor...porém vai nascer ainda em tempo quente e quando a mãe lhas vestir, há-de ficar um bébé todo pintarolas!

(Frente das calças, uma das duas "versões")